Rosa+Cruz e a Herança Maçonica
É por volta de 1755 na Alemanha que grupos diferentes chamados Golden Cross (Cruz Áurea), e a Rosa Cruz apareceram. Naquele tempo, nenhum desses grupos eram parte real da Maçonaria. Parece que esses grupos não eram organizados entre si e continuaram a se isolar um do outro por alguns anos após sua criação.
Contudo, contatos próximos foram iniciados entre esses grupos e Maçons interessados no esoterismo. Em 1757 alguns grupos da Golden e Rosa Cruz tomaram uma estrutura mais maçônica. Nessa conjuntura, a relação entre a Maçonaria e a Rosa Cruz era somente o resultado de indivíduos específicos que decidiram explorar e cruzar a polinização. Contudo, em 1777, um desses círculos tornou-se um grupo unificado e tomou o nome de A Áurea e Rosa Cruz do Antigo Sistema .Sua estrutura era Maçônica e era composta de nove altos graus. Era requerido dos membros um juramento rigoroso relacionado aos ritos e iniciações, e mantinham uma estrutura iniciática rígida. Este grupo iniciático recrutou muitos maçons que eram interessados em ciências esotéricas, como: Alquimia, Qabalah e Cristianismo Esotérico. O grupo iniciou membros de diferentes afiliações políticas; sendo que trabalhava em harmonia com cada qual, o grupo se tornou socialmente influente. A despeito do fato de ter crescido em tamanho rapidamente, a Ordem desapareceu aproximadamente nove anos após seu nascimento. Aproximadamente nesse mesmo tempo na França, um maçon chamado Tschoudy criou um novo conjunto de graus progressivamente integrados em outros sistemas maçônicos, como você pode ver no Rito Escocês hoje em dia.
O próximo passo importante na evolução desta linha foi a constituição na Escócia da primeiraSocietas Rosicruciana, conhecida como a Societas Rosicruciana in Scotia (S.R.I.S.). Este grupo foi diretamente influenciado pelas publicações Rosa Cruz na Alemanha. É difícil dizer se havia uma ligação direta entre ambas, mas eles afirmavam que havia. Em 1867 a famosa Societas Rosicruciana in Anglia (Sociedade dos Rosacruzes na Inglaterra ou S.R.I.A.) foi constituida da S.R.I.S. e a descoberta de certos manuscritos nos arquivos da Grande Loja. Esta Ordem continua a existir hoje em dia e é o centro de toda Societas Rosicruciana(s) que foram estabelecidas em todos os países pelo mundo, incluindo nos Estados Unidos. Suas declarações filosóficas são idênticas em todos os lugares (em todos os grupos constituídos usando esse modelo) e isto é evidência válida da presença e influência desta linha da Tradição. A Societas Rosicruciana in Anglia é uma sociedade cristã independente. A admissão é limitada a Mestres Maçons ativos de uma Loja da Inglaterra ou uma jurisdição com relações de amizade com esta Grande Loja e que aceitem e acreditem nos princípios fundamentais da fé Trinitária Cristã. Mesmo a afiliação sendo restrita aos maçons, a cláusula confessional muito restritiva não está absolutamente no espírito que foi construído pelos fundadores da Maçonaria em seu princípio. Todos os Maçons lembram a força da crença em um Ser Supremo, sem defini-Lo. Este é um elemento crítico e fundamental da Maçonaria; é uma garantia de paz mundial em nosso tempo. É por isso que essa sociedade da Rosa Cruz é ligada à Maçonaria, mas não deve ser confundida com os graus Rosa Cruz presentes dentro da Maçonaria. Eles requeriam dos seus membros um rigoroso juramento de segredo com relação aos ritos e às iniciações, e mantiveram uma rígida estrutura hierárquica. Este grupo iniciático recrutou vários Maçons que eram interessados em ciências esotéricas, tais como: Alquimia, Qabalah, e esoterismo Cristão. O grupo iniciou membros de diferentes filiações políticas; e como eles trabalham em harmonia mútua, o grupo se tornou bastante influente socialmente. Apesar deste fato de terem crescido rapidamente, a Ordem desapareceu aproximadamente nove anos após seu nascimento.
Aproximadamente nesse mesmo tempo na França, um maçom chamado Tschoudy criou um novo conjunto de graus progressivamente integrados em outros sistemas maçônicos, como você pode ver no Rito Escocês hoje em dia.
O próximo passo importante na evolução desta linha foi a constituição na Escócia da primeiraSocietas Rosicruciana, conhecida como a Societas Rosicruciana in Scotia (S.R.I.S.). Este grupo foi diretamente influenciado pelas publicações Rosa Cruz na Alemanha.
A Societas Rosicruciana in Anglia é uma sociedade Cristã independente. É por isso que essa sociedade da Rosa Cruz é ligada à Maçonaria, mas não deve ser confundida com os graus Rosa Cruz presentes dentro da Maçonaria. Estou aqui diferenciando entre duas entidades diferentes: uma interna na Maçonaria (graus R.C.) e a outra fora do corpo (S.R.I.A.).
Com isto em mente, é interessante notar que a S.R.I.A. tem conjuntos de graus muito úteis que utilizam a estrutura da Árvore Qabalistica. Três Ordens compõem a progressão (subida da Árvore): 1a ordem: Zelator, Theoricus, Practicus, e Philosophus. 2a ordem: Adeptus Minor,Adeptus Major, e Adeptus Exemptus. 3a ordem: Magister, e Magus. A sociedade está focalizada na prática dos rituais, seus estudos Qabalisticos e escrita de várias pesquisas. Esses grupos são muito próximos do que hoje são chamadas “lojas de pesquisas.” Apesar desta obrigação de fé, a famosa sociedade mágica chamada Hermetic Order of the Golden Dawn (Ordem Hermética da Aurora Dourada) emerged from the S.R.I.A.. Os três fundadores, William Robert Woodman, William Wynn Westcott, e Samuel Liddell MacGregor Mathers eram Maçons e membros da Societas Rosicruciana in Anglia. O sistema completo era um desenvolvimento mágico do sistema da S.R.I.A., que tentava integrar outros elementos esotéricos como a Magia Enochiana de John Dee, escritos de Agrippa, e, talvez, alguns outros documentos que vieram do antigo Movimento Rosa Cruz. Sua hierarquia era construída sobre a mesma linha estrutural que a Maçonaria. Contudo, logo que essas organizações começaram a iniciar mulheres e não-maçons, imediatamente perderam o reconhecimento dos maçons, já que mulheres não podem ser iniciadas na Maçonaria.
A S.R.I.A. original fez nascerem dois grupos nos Estados Unidos: 1- A Societas Rosicruciana in America 2- A Societas Rosicruciana in Civitatibus Foederatis (Sociedade Rosacruciana dos Estados Unidos).
O primeiro grupo está em sua maior parte inativo hoje em dia. O segundo grupo (criado em 1880) ainda está ativo de acordo com a tradição original desta ramificação.
Entre o grande número de estruturas aliadas encontradas nos Estados Unidos, uma delas é uma sociedade chamada Societas Rosicruciana. O décimo oitavo grau do Rito Escocês é chamado Cavaleiro Rosa Cruz. Esse grau é de fato conectado aos elementos simbólicos da famosa fraternidade (a Rosa Cruz). Contudo várias iniciações na Maçonaria também usam esse nome ou o símbolo da Rosa Cruz. Evidentemente nenhum desses graus pretende ser herança da antiga Rosa Cruz que emergiu no século XVIII. Vários filósofos e cientistas daquele tempo (Paracelsus, Bacon, Fludd, Descartes, Pascal, Spinoza, Newton, Leibniz, John Dee, Elias Ashmole, Robert Fludd, etc.) alegaram serem membros da Rosa Cruz ou foram associados com a misteriosa Ordem de alguma forma.

